Correio Popular Notícia




Incêndio consome 20 propriedades na zona rural de Vale do Paraíso

Data da notícia: 24/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120825-171.jpg[/IMG](Josias Brito) Um incêndio ainda misterioso consumiu 20 propriedades na zona rural de Vale do Paraíso. O fogo, que segundo agricultores, iniciou no lixão da cidade, localizado na Linha 615 com a linha 614, rapidamente se alastrou pelas pastagens, devido ao clima seco e ao forte vento que soprava na hora do incêndio, consumindo a vegetação. A Prefeitura de Vale do Paraíso, prontamente enviou para o local máquinas retroescavadeira, carregadeira e caminhões pipas para ajudar no combate ao fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste, também se deslocaram ao local para auxiliar no combate ao incêndio.
Conforme os produtores rurais, o incêndio iniciou às 12 horas e só foi combatido ás 21 horas, com ajuda da prefeitura, Corpo de Bombeiros e dos moradores da zona rural. O fogo iniciou na região do Lixão, mais não se sabe ainda se foi do lixão ou não, pois conforme o secretário de Obras de Vale do Paraíso, ninguém está autorizado a colocar fogo em qualquer local, nesta época do ano.
Segundo o secretário de Obras, João Luiz Camata, as visitas são constantes no lixão para evitar que qualquer fogo seja acesso no local e se houver indício de fogo, é apagado na hora, devido o período critico da seca em que se encontra a região. João Luiz destacou que a prefeitura foi informada que estava pegando fogo nos lotes vizinhos do lixão. ?Prontamente uma equipe nossa, com vários equipamentos do município, foi mobilizada, para dar sustentação ao corpo de bombeiros da cidade de Ouro Preto?, enfatizou.
Além da equipe da prefeitura, os proprietários dos lotes e populares, ajudaram apagar o incêndio. Muitas propriedades tiveram suas pastagens 100% destruídas pelas chamas. De acordo com o secretário de Obras, a equipe de apoio continua no local, para tentar controlar o alastramento do fogo. ?Não sabemos se o fogo foi criminoso, ou pelo clima seco e o acumulo de lixos tóxicos, acabou pegando fogo sozinho ou por outros motivos mas, registramos ocorrência na Polícia Militar, onde os policiais de Vale do Paraíso se descolaram até o local, ouvindo algumas testemunhas e o caso esta sendo investigando para as devidas providências?, lembrou João Luiz, frisando ainda que a equipe da prefeitura continua dando assistência total aos produtores rurais que tiveram suas propriedades incendiadas.

NOVO INCÊNDIO ? Durante esta semana, outo incêndio misterioso por pouco não atingiu uma escola polo na Linha 153. A escola é de responsabilidade do Município de Ji-Paraná e atendem estudantes na região das Linhas 200, via principal de acesso da cidade para o Distrito de Rodominas e Vale do Paraíso. O fogo, que começou na pastagem, chegou a invadir o pátio da escola. Ao contrário da Prefeitura de Vale do Paraíso, que enviou máquinas e pessoas para ajudar no combate ao fogo, os agricultores tiveram que agirem rápido e sozinho e, conseguiram combater o incêndio.
Conforme os agricultores, eles entraram em contato com a equipe do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, solicitando apoio para combater o incêndio, já que o fogo poderia atingir a escola polo, mas foi informado por eles, que não podiam se descolocar ao local, haja vista que só atendem na área urbana e se fossem a zona rural, deixaria o município sem equipe.
A informação revoltou os agricultores, devido a proporção do fogo que já estava queimando o pátio da escola. Após horas de luta, os produtores rurais conseguiram combater o incêndio, evitando danos para a escola.

Fonte:






Noticia vista 1761 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.